voltar

Casa da Cultura - Teatro Stephens

Casa da Cultura - Teatro Stephens

Município Marinha Grande

A Casa da Cultura - Teatro Stephens encontra-se inserida no Centro Tradicional da Marinha Grande núcleo cujo valor reside, em grande parte, no Património Stephens, sendo este o mais significativo legado patrimonial do concelho tanto a nível da arquitectura e arqueologia industrial como a nível identitário e de memória coletiva.  
A requalificação do antigo Teatro Stephens promove uma ocupação e utilização multifuncional (espetáculos, projeção de cinema, ciclos, seminários ou conferências e exposições), permitindo construir de forma sustentada, uma oferta cultural de qualidade na Marinha Grande. O reconhecimento da importância deste equipamento Casa da Cultura - Teatro Stephens, no contexto cultural e histórico da cidade, fundamentou a sua seleção para a contratualização firmada no âmbito do Quadro de Referência Estratégico Nacional com a Associação de Municípios do Pinhal Litoral. 

Para além dos aspetos técnicos que levaram a uma reorganização dos espaços o projeto de requalificação procurou tanto quanto possível preservar elementos decorativos que fazem parte da memória dos que frequentaram esta sala ao longo de décadas. Após realização das obras de requalificação, o Teatro Stephens reabriu ao público como Casa da Cultura, a 25 de Outubro de 2014 com a apresentação do espetáculo “Palco de Memórias”, encenado por Norberto Barroca, ilustre marinhense ligado às artes.

A Casa da Cultura Teatro Stephens tem uma sala com capacidade para 258 lugares sentados e 4 lugares destinados a pessoas com mobilidade condicionada, dispostos em anfiteatro retangular. Destes lugares, 158 + 4 situam-se na plateia, 80 no balcão e 20 nos camarotes. É ainda assegurada uma sala de projecção, régie de som e luz e cabine de tradução simultânea no topo do auditório, em posição frontal ao palco. Na área pública do foyer estabelecem-se as interligações funcionais com o Museu do Vidro, congregando nela o conjunto de espaços de apoio aos utentes do auditório, designadamente: Receção, bilheteira e bengaleiro; Sanitários e Cafetaria.

 

Direção artística / Programação:
Carlos Veríssimo
carlos@fazermoverobairro.pt

Próximo equipamento

Casa da Cultura de Ílhavo

Câmara Munciipal de Ílhavo