voltar

Casa da Cultura de Ílhavo

Casa da Cultura de Ílhavo

© João Roldão

A CCI, fundada em 2008, enquanto Centro Cultural de Ílhavo, assumiu a missão de tornar-se num espaço de difusão artística com uma programação diversificada, das artes plásticas ao cinema.
Em 2011, cria o seu serviço educativo e um ano depois desenvolve o seu primeiro festival, o Rádio Faneca. 

Em 2017, com a constituição do projeto cultural do Município, o 23 Milhas, assume a nova nomenclatura e um novo papel, em articulação com os restantes equipamentos culturais de Ílhavo. Sem nunca perder a sua ação programática regular, reforça as práticas e a participação cultural da comunidade, aposta no desenvolvimento do sector cultural e trabalha para a coesão e a atratividade do território. 

Um equipamento especializado numa programação eclética, estabeleceu várias parcerias e redes, que posicionam Ílhavo no roteiro nacional e internacional de programação cultural. As artes visuais são trabalhadas a partir do território, trazendo para a contemporaneidade temas do passado. Desde 2017 que se assume como o centro nevrálgico dos percursos da arquitectura “Olhar por dentro” e agora do “Planteia”, um palco para a natureza e para a arte. 

A partir de 2018, assume a programação dos festivais: Ilustração à Vista e Leme. Nos últimos anos desenvolveu vários projetos educativos e constituiu o “+ Palco”, projeto de formação em teatro, e a Companhia Jovem de Dança. Desde 2020, desenvolve projetos de apoio à produção local, como a Milha e a plataforma Praia e o polo Bairro. 
 
O edifício da Casa da Cultura de Ílhavo é uma arrojada obra arquitetónica, localizada no centro da cidade, da autoria do Arquiteto Ilídio Ramos. O equipamento contempla um auditório, com capacidade para 491 lugares e um amplo foyer com cafetaria, galeria de exposições e espaços de trabalho. A sala está dotada de régie para áudio, vídeo e cinema, de torre de cena com espaços de apoio em varandas e galerias (estas sobre o proscénio). Nos espaços de apoio dispõe de 2 camarins coletivos e 2 camarins individuais e ainda uma sala de ensaios multiusos.
 

Próximo equipamento

Casa da Cultura Santa Comba Dão

Câmara Municipal de Santa Comba Dão