voltar

Armazém 8

Armazém 8

© Midus Chambel

Trata-se no fundo da concretização de um sonho: ter uma sede digna para instalar em definitivo uma associação cultural com 27 anos de história.

Inaugurado a 30 de Novembro de 2013, este espaço contempla uma sala administrativa, 1 sala de ensino musical, 1 sala de ensaio para jovens bandas e 1 sala multifuncional onde regularmente acontecem formações, workshops, apresentações literárias etc.

O piso térreo é composto por uma sala de espetáculos, que permite várias composições aonde ocorrem diversas atividades, bem como, apresentações variadas, oficinas de dança e encontros temático (totalmente equipada com sistemas de luz e som), com capacidade para 80 pessoas em mesa ou 200 em plateia, segundo definições da Inspeção Geral das Atividades Culturais. Dispõe ainda de um camarim e um bar de apoio ao edifício.

Rampas de acesso para pessoas com necessidades especiais e instalações sanitárias adaptadas.
Um espaço onde se respira cultura, mas também aprendizagem, troca de experiências e uma saudável relação entre o público e os artistas que nos visitam e que partem com vontade de voltar.

O Armazém8 contempla ainda atividades regulares em áreas tão diversificadas como: Biodanza, Dança Contemporânea, Dança de Salão, Yoga do Riso, Reiki, Oficinas de Música, Meditação Ativa ou Teatro (com a criação do grupo de Teatro “Quebra Muros” em 2014).
Com alguma regularidade, as instalações são também cedidas a outras associações ou instituições para a realização das suas atividades ou apresentações pontuais.

O futuro e a vontade de crescer
Confirmado que está o sucesso da criação deste espaço, a adesão do público e a necessidade da sua existência para o desenvolvimento de inúmeros projetos e iniciativas (em redor da arte, da palavra e do movimento); estamos cientes de que será necessário ampliar, reequipar e adaptar a estrutura ao futuro que queremos promissor. Criar novas propostas, aumentar a capacidade de permanência no espaço e realizar mais e melhores iniciativas.
Esta associação cultural deseja, desde o primeiro dia, contribuir para o desenvolvimento, local e regional apostando na arte e na criação.
Atualmente, inseridos na Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses, pretendemos aumentar ainda mais a oferta cultural na região com mais conexões e uma maior amplidão de atividades.

Atualmente, destacamos a atuação nas quatro linhas artísticas: 

- Programação em rede nacionais e internacionais itinerantes, de forma a trazer à região projetos em digressão;

- Diversidade da programação abrangendo todos as artes, mantendo o lema que nos tem caracterizado desde sempre: "Ao Encontro de Todas as Artes;

- Criação de ciclos culturais que atendem a públicos específicos do Alentejo central, em diversas áreas e estilos como: dança, teatro, música, ciclo de jazz, blues, instrumental, contemporâneo e tradicional, world music, entre outros.

- Desenvolvimento de público, mas também o aperfeiçoamento artístico de quem trabalha na região a partir de criações próprias, residências e intercâmbios com artistas locais, nacionais e internacionais. Além de conferências, debates, lançamentos de produtos culturais, exposições, workshops ou oficinas.
 

Próximo equipamento

Auditório Carlos do Carmo

Câmara Municipal de Lagoa