voltar

Auditório Municipal de Gaia

Auditório Municipal de Gaia

© Auditório Municipal de Gaia

O Auditório Municipal de Gaia – AMG é um teatro polivalente equipado para receber os mais diversos tipos de espetáculos, possui uma área pública de aproximadamente 200m2, uma sala de espetáculos com 324 cadeiras, mais 6 lugares para pessoas com mobilidade reduzida, e um palco com cerca de 110m2 de área de representação.
O AMG possui uma sala de espetáculos com uma plateia de aproximadamente 280 m2 (18,85/16.60m. x 19.20m. A plateia em auditório, ligeiramente circular, com cerca de 10% de inclinação para o palco, tem painéis em madeira de nogueira nas paredes e duas entradas laterais à direita, no piso inferior, com corredor junto à orquestra, e no piso r/c, com corredor entre a plateia. O teto, de cor preta, forma uma cúpula acústica por cima do proscénio/ fosso de orquestra. Os acessos às cadeiras fazem-se por um coxia central e duas laterais, em escada, formando duas zonas de cadeiras. Atrás do corredor da entrada r/c, no fundo da plateia, existe um terceiro conjunto de cadeiras. Os lugares para pessoas de mobilidade reduzida encontram-se no corredor do piso r/c.

A Cortina Régia é de cor bordeaux com abertura motorizada à americana. A régie e a sala de projeção são um espaço único localizado atrás da plateia. Está elevada cerca de um metro acima da última fila da plateia. A régie é separada da sala fazendo-se a comunicação por janelas.

O palco do AMG tem uma área de cerca de 260 m2, dos quais 60 m2 estão situados à frente da boca de cena. Esta tem 11,90 m de largura por 4,90 m de altura, provida de cortina régia e é também dotado de um fosso de orquestra com cerca de 40m2.  É um palco clássicos denominado “palco à italiana”, com proscénio e fosso de orquestra. O espaço está apetrechado com varas de iluminação e de cenários, sendo nove de acionamento manual, compensadas com contrapesos. A iluminação é obtida a partir das varas e de torres laterais situadas no palco e na plateia, além de uma treliça monitorizada existente no limite do palco, onde são colocados os vários tipos de projetores existentes. O palco não tem inclinação e está elevado cerca de 1,15m acima da primeira fila da plateia. É avançado, em forma circular, sobre o fosso de orquestra. Na continuidade das coxias laterais existem dois vãos de escada para acesso direto ao palco.

A direção de cena está localizada no lado direito do palco. O sub palco tem uma altura útil de 4 m (…) tem ligação aos camarins (seis) e ao palco através de escada de serviço com 1 m. de largura. Um monta-cargas completa o espaço. O Fosso de Orquestra é circular do lado da plateia. É fechado por quarteladas com abertura manual. Tem dois níveis: 2 m. abaixo do palco em área aberta e 3 m. abaixo do palco, sob o proscénio. 

A régie (som e luz) e a sala de projeção (cinema e vídeo) são um espaço único localizado atrás da plateia. Está elevada cerca de um metro acima da última fila da plateia. A régie é separada da sala fazendo-se a comunicação por janelas. Acesso interior à sala de espetáculos e ao palco.

Próximo equipamento

Auditório Municipal de Portel

Câmara Municipal de Portel